quinta-feira, 4 de março de 2010

Falando Sério

Eu estava aqui, passeando pelos blogs de amigos e pelo meu. Então, fui tomada por uma imensa vontade de postar algo novo. Aí veio a dúvida: o quê???
E comecei a pensar...

Este blog é para assuntos particulares, para o que eu quiser, não tenho certeza se tudo que eu escrevo aqui é lido por alguém, mas pode ser. E isso exige de mim uma grande dose de responsabilidade. Tenho que me acostumar a cuidar o que digo(escrevo), a lapidar as idéias e usar apropriadamente as palavras. Esse é meu dever como jornalista que serei(daqui a muitos semestres). Mas acho importante destacar isso: a responsabilidade. Ela deveria ser tratada como primordial quando se escolhe a profissão, por exemplo.
É óbvio que devemos ser responsáveis em todos os aspectos da nossa vida, mas acho que no campo profissional é mais fácil para se entender a importância disto. De nada adianta uma pessoa ter inclinações para a área da saúde se não se sentir responsável pelo bem estar de quem está ao seu redor em todos os momentos do dia, por exemplo. Se eu trabalho com informação, tenho de respeitar os limites, falar a verdade e ter o cuidado com o que vou transmitir a quem pode estar me acompanhando. Preciso ser resposável para não influenciar negativamente as pessoas. Assim deve acontecer em todas as áreas, e bem mais que 8 horas por dia.

Sei que isso tudo pode parecer um chato discurso de aula sobre ética, mas quero ir além do individual. Afinal, é por falta de responsabilidade de cada pessoa que temos danos coletivos. Fraudes, desvios de verbas públicas, descaso com problemas de urgência, etc. Falta ser responsável quem está no poder e quem deu o poder. Falta a cada um de nós a idéia de que devemos, o tempo inteiro, ser responsáveis por tudo que acontece a nossa volta. Essa falsa idéia de que o que não nos atinge diretamente não é problema nosso só deixa o mundo cada vez mais nesta situação de caos que vivemos. Se o que acontece ao seu lado não devesse importar pra você, não estaria acontecendo do seu lado.

Portanto, as crianças sem lar são nossa responsabilidade, assim como os idosos esquecidos pelas famílias, os moradores de rua, os animais abandonados, o meio ambiente, enfim, tudo que possa precisar de atenção e cuidado. Não espere, faça! Os rios podem ser menos poluídos se você não jogar lixo, não importa se ainda tem quem o faça. Se ninguém ajudou um cego a atravessar a rua, não espere, ajude! Tenha seus valores e aja conforme eles, maus exemplos nunca devem servir de desculpa para más atitudes de quem sabe que poderia fazer diferente. Ou ficaremos sempre criticando a negligência alheia, quando o que faltou foi responsabilidade para sermos humanos.

Nenhum comentário: