quinta-feira, 10 de junho de 2010

9 de junho

Amanhã é meu aniversário. 24 anos. Às vezes tenho mais, às vezes menos. Nunca acho que tenho exatamente a minha idade. Não sei bem do que sinto falta e nem o que eu queria estar fazendo nesse exato momento. Poderia dizer que tanta indecisão pessoal é culpa de ter nascido em junho, mas preciso confessar que na verdade eu não acredito em horóscopo.

Acho que eu sofro de DPA - Depressão Pré Aniversário. E acho que é um trauma de infância (que é de onde devem vir todos os traumas!) Lembro que eu realmente não sabia o que estava acontecendo na minha festa de 1º aninho, não sei se por falta de explicação ou de entendimento da minha parte. Foi exaustiva, eu cansei muito. Tanto que no 2º ano eu estava muito mal humorada no dia da festa. Fiquei segurando uma boneca o tempo todo, como ponto de fuga. Busquei no pequeno brinquedo uma companhia pra me salvar do constrangimento da ocasião. Talvez isso explique a minha aversão ao 'Parabéns'.

A primeira festa em que me diverti foi a dos meus 3 anos. Essa eu realmente gostei. Acho que foi das melhores que tive. Aos 4 outra experiência traumática: fiz xixi na calça. Aos 5: monotonia. Aos 6: flagra em baixo da mesa comendo negrinho. Nem eu sei porque fiz isso, mas neguei tanto que era eu na foto que até cheguei a duvidar. A festa dos 7 foi tão divertida quanto a dos 3. E a partir daí, quase todos os meus bolos foram divididos com a Deia, o que me dava certo alívio.

Eu acho que esse chega a ser um problema: minha memória é boa e minuciosa demais. Eu me sinto um pouco anormal por me lembrar do meu 1º e 2º aniversários. Há quem diga que lembrar do 3º já é estranho...
Lembrança demais nem sempre é tão bom assim. E nessa parte do ano em que tenho que trocar o número pra responder a idade, lembrança demais vira nostalgia.

Não é saudade, não é tristeza, não é alegria. É uma sensação de estar perdida no meu tempo sem saber se ele é meu. É parecido com ler todas as agendas e ver todas as fotos que temos. É saudade-medo-vontade, assim, como se formassem uma única coisa.

Sorte que amanhã já é quinta-feira e as quintas-feiras passam rápido. Porque vou confessar: no dia 10 de junho, minha maior agonia é o medo de não receber todos os 'Parabéns' que estou esperando; e a maior euforia é a alegria de receber os inesperados!


Feliz Aniversário pra mim!!!


Um comentário:

Paty disse...

Esse texto tão expressivo, mostra e confirma a pessoa talves " perdida" mas ao mesmo tempo tão segura e adulta, pois minha cara, quando a gente se conhece a gente se entende e se a gente se entende é só resolver as questões, não poderia deixar de comentar esse texto pois tive grande particiapação destes momentos inesqueciveis, pois talves traumaticos mas sem duvida inesquecivel.
O Primeiro ano na verdade a criança apenas participa e os pais comemoram tão esperado momento. Confesso que nesse ano não estava tão presente até porque minha idade era pouca, mas os outros estive ali junto com as 2 bonecas.
E gostaria que tu soubesse que todos os anos em que se aproximavam teu aniversario era momento de expectativa não só apenas da familia mas também de todos que acompanharam tua infancia, eu nunca, nunca, presenciei tanta manifestação popular em torno do teu aniversario, e eles não vinham apenas pelos teus pais mas também pela criança cativante e participativa que era, pois era, em ti e pra ti que eles se reportavam, isso mostra o quanto tu foi amada, inclusive a Deia foi um presente que tu recebeu de aniversario.
Fostes uma criança amada, respeitada e admirada.
Para todos comemorar o teu aniversário era simbolo de Alegria.
Aposto que todos que participaram do teus aniversarios que ainda estão entre nós lembraram HOJE, que em muitos anos neste mesmo periodo estavam de festa, e neste momento brotara sorriso em seus rostos fazendo com que novamente de alguma forma tu leve as pessoa hoje alem de alegria lembranças.
Pra mim esse dia será um dia como todos os outros dias 9 de junho inesquecivel.
Te amo muito minha Cumpadre.
Ah, e onde vai ser a festa???

Paty