sábado, 18 de junho de 2016

Quando a vida começa...


A vida começa aos 40, dizem alguns.
A vida começa aos 30, comemoram outros.
A vida começa aos 50, ainda insistem terceiros…

E eu ouço, um pouco perdida com tantas opiniões, tentando lembrar qual é o ditado certo. Pergunto ao Google que parece tão confuso quanto eu sobre quando começa, afinal, essa tal de vida.

Como a resposta não veio, o que vale é tentar construí-la. Relembro, então, uma das respostas-padrão do meu pai na minha infância, das que me irritavam bastante por sinal (curiosa e ansiosa que sempre fui):
- Pai, quando vai começar?
- É pra começar bem no começo.

Então eu, que fiz 30 há uma semana, fiquei aqui lembrando disso e querendo saber se a minha vida tinha ou não começado. Tudo isso porque é tão mais confortável se sentir adulta o suficiente para não se importar com algumas futilidades cotidianas ou se perceber mais paciente e ponderada, que realmente me questionei se era sobre isso que as pessoas estavam querendo falar quando inventaram estas frases. Cheguei a pensar: se está melhor agora, imagina aos 40!

O problema (ou a solução, não sei) é que sempre tive um gosto especial por fazer coisas atípicas, como escrever em agendas e cadernos (muito e sempre, desde 1999). E lembrei de uma destas frases perdidas em um momento adolescente. Ela justificava que eu estava escrevendo ali para que eu nunca esquecesse como eu estava me sentindo quando eu não me sentisse mais assim. Essa foi uma das melhores coisas que eu poderia ter feito para a minha eu do futuro. Estava treinando a minha empatia.

E quando começa a vida? Perguntei de novo. É justo com essa menina de 14 anos que eu fui um dia, que me ensinou a respeitar o sentimento que alguém tivesse por mais bobo que ele pudesse parecer, que eu simplesmente ignore o que foi vivido? Olharei para ela e direi: isso não era vida, criança, isso era ensaio. Não estava valendo ainda, agora é que começa de verdade, antes nem vou contar.

Isso parece mesmo muito condizente com o mundo, é como se as coisas só começassem quando é bom ou quando convém. As pessoas têm relacionamentos de anos e dizem que 'não deu certo' porque um dia acabou, fazem trocas de todo o tipo, de lugar, de coisas, de gente… o anterior é sempre ruim, insuficiente, falho. Por quê? 

Agora é que começa, dizem. Não, não posso concordar. Não vou queimar minhas páginas. Se o novo começo parece melhor, sejamos gratos a quem fomos até chegar nele. O que só nos satisfaz não é o que mais nos ensina.

Quando a vida começa? No começo.
Aprendi que as coisas começam no começo quando era criança e várias coisas insistiam em começar. Mas o Google acrescenta uma boa alternativa em sua busca. Na dúvida, comece todos os dias. 

Nenhum comentário: